quarta-feira, 2 de novembro de 2011

JORNADA DIREITOS HUMANOS E SAÚDE MENTAL

A Universidade de Fortaleza realizará, no próximo 7 de novembro, a partir da 8h, a I Jornada Cearense sobre Direitos Humanos e Saúde Mental. 
O evento é uma ação conjunta dos cursos de Pós-Graduação em Direito, Saúde Coletiva e Psicologia, com apoio direto do Centro de Ciências Jurídicas, na pessoa de sua Diretora Drª Gina Vidal Marcilio Pompeu.
Segundo os organizadores, "o objetivo é promover uma discussão interdisciplinar sobre o tema, envolvendo profissionais de diferentes áreas do conhecimento que atuam ou desenvolvem pesquisas acadêmicas correlacionadas. 


Também será avaliado o estágio atual da reforma psiquiátrica, apresentando os principais êxitos, as críticas e lacunas persistentes. Além disso, as contribuições científicas comporão o livro 'Direitos Humanos e Saúde Mental'".O Titular da Coordenadoria Especial de Direitos Humanos e Professor da UNIFOR, Marcelo Uchôa, participará da programação, presidindo a mesa "A reforma psiquiátrica brasileira: o paciente na convivência familiar e comunitária". Maiores informações:
I Jornada Cearense sobre Direitos Humanos e Saúde Mental Dia: 07/11/2011 Local: Teatro Celina Queiroz/UNIFOREndereço: Av. Washington Soares, 1321 - Edson Queiroz, Fortaleza - (0xx)85 3477.3000 3477.3055 (CCJ)
Aproveite para visitar o blog do organizador do evento (Professor do CCJ Marcelo Uchôa), um jovem advogado e professor que tem se mostrado como grande defensor dos direitos humanos e resgate de uma cidadania ainda tão ultrajada.http://marcelouchoa.blogspot.com/search?updated-min=2011-01-01T00%3A00%3A00-03%3A00&updated-max=2012-01-01T00%3A00%3A00-03%3A00&max-results=50
Nesse período de calamidades pouco visíveis, apesar de midiatizadas, onde a fumaça dos fogos de artifício das torcidas escondem os escombros, sob o som ensurdecedor das vuvuzelas, trago aos leitores um texto recente que foi escrito a pedido do Ministério da Saúdehttp://infoativodefnet.blogspot.com/2010/06/saude-mental-e-direitos-humanos-como.html

"Louco! Louco! Louco! Como um acrobata insano saltarei sobre o abismo de seu pescoço, até sentir que enlouqueci seu coração de liberdade.... já vais ver!" (Astor Piazzolla)