quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Aluna do Curso de Direito da UNIFOR foi selecionada e participará do "Programa Conhecendo o STJ"

Ana Lídia Saraiva Lemos, aluna do Curso de Direito do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade de Fortaleza é um dos 30 estudantes universitários selecionados para participar de uma visitação técnica ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília.

A notícia foi publicada no sítio do Superior Tribunal de Justiça na Internet, e o resultado da aprovação foi-nos informado pela Profa. Amélia Soares da Rocha, professora do CCJ e Defensora Pública Estadual. 

Toda a gestão do CCJ espera que a aluna Ana Lídia aproveite essa experiência enriquecedora, e traga consigo uma enormidade de novidades a partilhar.
Ter a oportunidade de ver o direito acontecendo na prática, na maior corte superior do Brasil. É o que vai suceder com 30 universitários de todo o país, selecionados para o Programa de Visitação Técnica Conhecendo o STJ. O projeto oferece aos futuros bacharéis cinco dias de imersão na rotina do Tribunal, com o objetivo de disseminar conhecimento teórico e prático sobre a estrutura e o funcionamento da Casa, como complementação do ensino na sala de aula. 
Os 30 estudantes selecionados (clique aqui para ver a lista) vêm de todas as unidades da federação. Os estados de Minas Gerais, Paraná e São Paulo ficaram com duas vagas, por terem sido os estados com maior número de inscritos. O Conhecendo o STJ se realiza entre dias 6 e 10 de fevereiro de 2012.

Os candidatos fizeram inscrições individuais e foram classificados, dentro de cada unidade da federação, por semestre, idade e ordem de inscrição, em acirrada disputa por uma das vagas. Foi assegurada uma vaga para cada estado.


O critério adotado para a seleção é o semestre em que o candidato está matriculado, ou seja, quanto mais próximo do final do curso o estudante estiver, melhor será sua classificação. Caso haja empate entre os candidatos, tem preferência o estudante que tiver feito inscrição primeiro, conforme registro no banco de dados do sistema eletrônico. Persistindo o empate, é selecionado o aluno mais idoso.


Durante a Visitação Técnica Conhecendo o STJ, os estudantes visitam as dependências da Corte, acompanham sessões de julgamento, assistem a palestras sobre jurisprudência e conhecem o funcionamento das unidades judiciárias e órgãos julgadores.


Diferentemente do Programa Saber Universitário da Justiça, também promovido pelo STJ, o Programa de Visitação Técnica Conhecendo o STJ é realizado duas vezes por ano, nos meses de fevereiro e agosto, tem duração de cinco dias e, ao final, os participantes que completam no mínimo 80% da carga horária recebem certificado de participação.


Podem participar estudantes de todas as unidades da federação que estejam cursando, no mínimo, o quinto semestre letivo, regularmente matriculados em instituições públicas ou privadas de ensino superior reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Os candidatos fazem inscrições individuais e concorrem as 30 vagas oferecidas a cada edição.


O Tribunal da Cidadania não se responsabiliza por despesas havidas com os participantes selecionados ou quaisquer outras vantagens, tais como ajuda de custo e despesas com transporte e hospedagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficamos muito satisfeitos com as suas sugestões, críticas e observações. Ao postar seu comentário, indique seu nome e, se possível, uma forma de contato.