EVENTOS

O setor de Carreiras Jurídicas organiza uma série de eventos aos alunos do curso de Direito da Universidade de Fortaleza.

Previsão de palestras para o semestre 2012.1

MARÇO
ABRIL
MAIO
Dia 06Advogado - Dra. Darlene Braga
Dia 5 – Dr. Emílio de Medeiros Viana – Juiz da Vara da Fazenda Pública ou Dra. Rita Emília – Juíza da Vara da Criança e do Adolescente.
Dia 8Delegado de Policia Civil – Dra. Rena Moura - Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.
Dia 15Polícia Federal -
Dia 11Procurador do Estado – Dra. Claudia Martins
Dia 16Promotor de Justiça – Dr. Ricardo Rocha
Dia 21Professor(a) – Rosa Júlia Plá ou Sidney Filho
Dia 19Diplomata – Fabiano Távora
Dia 24Defensor Público – Dra. Roberta Quaranta
  • Palestrantes sujeito a confirmação ou alteração.
    PROJETO CICLO DE PALESTRAS SOBRE CARREIRAS JURÍDICAS
    1. OBJETIVO: Promover palestras com profissionais das diversas áreas do Direito, favorecendo ao aluno uma visão prática de cada profissão.
    2. FORMATO: Palestras periódicas para um público reduzido com o intuito de facilitar o entrosamento entre o palestrante e os alunos do Direito, para que eles possam tirar suas dúvidas. Desta forma podemos realizar cerca de 10 palestras por semestre.
    1. A DIVULGAÇÃO: Unifor On-Line, e-mails, torpedos, Banner's no blocos K e Z, divulgação pelo Tutorial.
    2. INSCRIÇÃO: No Tutorial do bloco K e no Setor de Orientação de Carreira Jurídica, bloco Z, sala Z.52.
    3. ATIVIDADE COMPLEMENTAR: 02 pontos ou 5h por palestra.
Responsáveis pelo Projeto: Profa. Dra. Cilana Rabelo e Dra. Hilda Pompeu.


EVENTOS PASSADOS


  • Palestra com o Delegado de Polícia Civil, Dr. Jacob Stevenson, sobre carreiras jurídicas
No dia 26 de outubro no bloco Z, foi realizada Palestra com o Delegado de Polícia Civil, Dr. Jacob Stevenson, Delegado Titular do 32º Distrito do Bairro do Bom Jardim. 

Na ocasião foi abordado temas: 
como chegar à carreira de delegado; 
a relevância do papel do delegado de polícia dentro da sociedade;
as ocorrências mais comuns no dia-a-dia de uma delagacia; 
o papel dos policiais; 
o valor da remuneração de um delegado; 
os perigos inerentes ao cargo, entre outros.


O evento teve a participação de mais de 120 alunos do curso de Direito e foi uma idealização do Núcleo de Orientação de Carreiras Jurídicas, com a colaboração da Profª Cilana Rabelo e da Dra. Hilda Pompeu. 



  • Desembargador do TJ de Minas Gerais palestra na Unifor dia 14/10

No dia 14 de outubro (sexta-feira), a Unifor recebe a visita do desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais Elpídio Donizetti, com a palestra Os Novos Rumos do Processo Civil Brasileiro. O evento será às 19 horas, no auditório da Biblioteca. Inscrições no local.

Elpídio Donizetti é mestre em Direito Processual Civil pela PUC/MG; doutorando em Ciências Jurídico-Políticas, na Universidade de Lisboa; integrante da comissão de juristas responsáveis pela elaboração do anteprojeto do novo Código de Processo Civil; autor de diversos livros e artigos jurídicos; coordenador acadêmico e professor do Direito Processual Civil, no curso Iunib-Aprobatum, em Belo Horizonte; e diretor da Escola Nacional da Magistratura Estadual.

Conheça mais sobre o professor e desembargador Elpídio Donizetti
www.elpidiodonizetti.com.br
www.twitter.com/profelpidio
facebook.com/elpidiodonizetti

Os Novos Rumos do Processo Civil Brasileiro

Dia 14 de outubro de 2011
Horário: 19 horas
Local: Auditório da Biblioteca
Inscrições no local
Mais informações: Centro de Ciências Jurídicas


  • Unifor/BNB: Inscrições abertas para evento de Direito e Relações Internacionais
A II Rodada de Eventos em Direito e Relações Internacionais, organizada pelo Núcleo de Estudos Internacionais (NEI), o Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) e o Programa de Pós-Graduação em Direito (Mestrado e Doutorado) da Unifor, será realizada nos dias 26 a 28 de outubro, na Unifor.
increva-se-aqui

Com o apoio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e organizado pela VRPPG/NEI, FUNAG, CCJ, PPGD, o seminário deste ano, com o tema "Perspectivas para a América Latina", contará com a presença de embaixadores, diplomatas e professores de várias universidades brasileiras. Durante o evento, dedicado a San Tiago Dantas, será lançado o Livro "Política Externa Independente", em alusão aos 40 anos da Fundação Alexandre de Gusmão (Funag).


Mais informações: clique aqui.


  • Jornada aborda relações homoafetivas no âmbito do Direito
O Mundo Unifor apresenta, nos dias 20, 21 e 22 de outubro, a IV Jornada Internacional de Direito Constitucional - Brasil, Espanha, Itália. Em sua quarta edição, o evento tem como tema "A discriminação na orientação sexual; a condição da homossexualidade e da transexualidade diante da experiência constitucional".


O evento dedica-se ao estudo sobre as relações homoafetivas no âmbito do Direito, das relações patrimoniais e na formação familiar. A década de 80 ocupou-se de delinear as famílias monoparentais, multiculturais e aquelas formadas pelas adoções nacionais e internacionais. O estudo constitucional e a previsão e proteção constitucional garantiram a inclusão como sujeito de direito àquelas novas famílias. 


A discussão jurídica hodierna exigida pela sociedade diz respeito às famílias formadas pelas relações homoafetivas, a nelas debruçam-se os estudos dos constitucionalistas dos três países membros do consórcio internacional: Brasil, Espanha e Itália, com o fito de rever conceitos e códigos e apontar caminhos que garantam a inclusão no universo jurídico dos direitos dos homossexuais, respeito e inclusão familiar.


As inscrições devem ser feitas no Tutorial Acadêmico do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), no bloco K. Não será concedido certificado.


CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

20 de outubro (quinta-feira)



17h30
Abertura do evento no Teatro Celina Queiroz, com as presenças da reitora da Unifor, professora Fátima Veras, do vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Roberto Ney Ciarlini, e dos professores doutores Antonio Ruggeri (Itália), Fernando Scaff (Brasil) e Ascensión Elvira (Espanha)


18h30
Palestra Matrimônio, família e condição dos homossexuais
Presidente da mesa: Fernando Scaff
Conferencistas: Gina Pompeu e Rosendo Amorim (Unifor/Brasil), Javier Matía (Espanha) e Roberto Romboli e Antonio Ruggeri (Itália)


20h30
Comunicações 
Brasil: Cecília Barroso
Espanha: Aida Torres


21 de outubro (sexta-feira)


9h
Palestra Instituição, formação social diversa da família e condição dos homossexuais
Presidente da mesa: Paolo Caretti
Conferencistas: Antonio Maués e Paula Arruda (UFPA/Brasil), Maria Isabel González Pascual (Espanha) e Michele Carducci (Itália)


11h
Comunicações
Brasil: Martônio Mont’Alverne
Espanha: Itziar Gómez - Los homosexuales en el ámbito laboral


15h
Palestra A condição dos transsexuais / Assembléia Legislativa do Estado do Ceará.
Presidente da mesa: deputado José Teodoro Soares
Conferencistas: Luiz Alberto Araujo (Brasil), Ascensión Elvira (Espanha) e Barbara Pezzini e Anna Lorenzetti (Itália)


17h30
Comunicações
Brasil: Filomeno Moraes e Cinthia Araujo
Itália: Bonsignori Franco