Tutorial Acadêmico

O Programa Tutorial Acadêmico tem a finalidade de proporcionar integração do aluno ao ambiente da vida acadêmica do CCJ, sugerindo o planejamento de ações que facilitem seu melhor desempenho na Universidade, em especial, no tempo dedicado às atividades de graduação, pesquisa e extensão.

O PTA tem também a função de orientar o aluno quanto à compreensão das características e propósitos do Projeto Pedagógico do Curso de Direito, auxiliando-o no planejamento das atividades curriculares e oferecer subsídios técnico-metodológicos e éticos que propiciem ao aluno a mais produtiva desenvoltura na vida acadêmica e profissional.

Sem esvaziar a sua lista de atribuições, o PTA tem, ainda, a função de orientar o corpo discente quanto às dúvidas inerentes à proposta curricular, analisando a viabilidade dos pedidos de aproveitamento de disciplinas.

"É uma experiência muito rica, trabalhar no PTA. Diariamente, mantemos contato com os alunos, orientando-os para uma vida acadêmica mais rica, fornecendo informações sobre as atividades do CCJ, além de manter com eles uma proximidade, com o objetivo de acolhê-los no ambiente da Universidade. É muito gratificante, para todos nós." (Prof. Antônio Torquilho).



Professores orientadores:

Atendimento: o PTA está localizado na sala K-01, dividindo seu espaço com a Divisão de Monitoria e dos Grupos de Estudo Dirigido.
Horários: MAB/MCD, TCD/EF, e NAB/CD.
Telefone: 3477-3326



GRUPO DE ESTUDO DIRIGIDO (GED) E SUPERVISÃO DE MONITORIA


Grupos de Estudo Dirigido (GED)


O GED permite que o aluno, com seus colegas e o orientador, possa aprimorar o processo de aprendizagem das disciplinas por meio do estudo em grupo. Proporciona ao aluno a oportunidade de pesquisar, tirar dúvidas sobre as matérias estudadas em sala de aula, discutir casos práticos, analisar jurisprudências e resolver questões de concurso público (OAB, magistratura, Ministério Público, e assim por diante).



Programas de Monitoria: Institucional e Voluntária


O aluno monitor exerce suas atividades durante um ano, sem prorrogação, na função de auxílio à atividade docente, favorecendo a participação dos alunos na execução do plano do curso, planejando as atividades pedagógicas, orientando alunos da disciplina nas atividades teórico-práticas e desenvolvendo pesquisas relativas à atividade docente.

Professor supervisor:
- Telefone: 3477-3326