Escritório de Prática

O Escritório de Prática Jurídica (EPJ) é um grande escritório, localizado no bloco Z, onde os alunos dos últimos semestre do curso de Direito da Universidade de Fortaleza, devidamente orientados e supervisionados por professores e advogados auxiliares, bem como, apoiados por uma equipe interdisciplinar formada por psicólogos e assistentes sociais, prestam atendimento jurídico gratuito à comunidade.


Isso se faz possível em razão do convênio mantido pela Universidade com a Defensoria Pública do Estado do Ceará, permitindo a realização de atendimentos jurídicos gratuitos à comunidade. 


O EPJ funda seu conceito de acesso à justiça em um patamar mais amplo, ou seja, entende que se pode permitir o acesso à justiça também através de meios alternativos e não somente por intermédio do Poder Judiciário.  


O EPJ atende em média 200 pessoas por semana, realizando um atendimento cidadão, mediante o trabalho de profissionais e estudantes do Direito, com o fito de preparar os alunos à vida profissional, e fornecer um serviço social às pessoas que necessitam de apoio no seu direito de acesso à Justiça. 


"O nosso EPJ tem um convênio com a Defensoria Pública em que os assistidos que precisam de assessoria jurídica vem à Universidade de Fortaleza e são atendidos pelos alunos, com orientação dos professores. É um atendimento real, com a resolução de conflitos concretos. O trabalho do EPJ é iniciar as ações junto ao fórum" (Dr. José Horácio Sampaio, professor orientador).




Horário de atendimento (Bloco Z):
- Segunda à sexta-feira: de 7h30min. às 11h00min. e 15h00min. às 20h00min.
- Sábados: de 7h30min. às 12h00min.
- Telefones do Serviço Social: 3477-3317 / 3477-3332 / 3477-3155 / 3477-3395

Professores responsáveis:
- Professor João Araújo Monteiro Neto (Coordenador)
- Professor Erick de Sarruine Cysne (Coordenador) 
- Professor Antônio Ricardo S. de Abreu (Supervisor)
- Professora Ana Vládia Martins Feitosa (Supervisora) 


Professores orientadores:
- Profa. Roberta Madeira Quaranta


Estágio Supervisionado:
- Profa. Liana Ximenes Mourão



Principais problemas jurídicos que podem ser tratados pelo EPJ:

- Direito de Família: alimentos, execução de alimentos, revisional de alimentos, separação judicial, separação de corpos, divórcio, união estável, investigação de paternidade, guarda, regulamentação de visitas, interdição com pedido de curatela e outros.

- Direito Civil: arrolamento, alvará judicial, inventário, justificação de registro público, retificação de registro público, manutenção e reintegração de posse, usucapião, revisional de contrato, busca e apreensão e outras.

- Direito Previdenciário: ações de concessão de aposentadoria por invalidez, idade ou tempo de contribuilção, ação de concessão de auxílio-doença e outras.

- Direito Penal: liberdade provisória sem fiança, liberdade provisória com fiança, habeas corpus.

- Direito Administrativo: requerimentos administrativos, recursos administrativos, mandado de segurança, dentre outros.

- Direito do Trabalho, Direito do Consumidor e outros: causas diversas.