sexta-feira, 14 de outubro de 2011

O PROGRAMA DE NIVELAMENTO ACADÊMICO NO CCJ




A sociedade atual tem se pautado pela transformação em vários níveis, e para nominar esse momento vários adjetivos são construídos, tais como sociedade em rede, aldeia global, revolução da informação, etc. Para além dessa discussão, importa perceber que tal celeridade na informação não provoca, com efeito imediato, na geração tida como “Y”, formação que lhes dê capacidade para decodificar o que os novos signos sociais vêm construindo.


Reconhecemos que os jovens de hoje têm um volume altíssimo de informações sem que estas sejam transformadas em conhecimento ordenado, logicamente encadeado e construído. Os dados estatístico do ENEM (ExameNacional do Ensino Médio) reforçam a necessidade de investir em instrumentos que possam ampliar habilidades e competências dos acadêmicos ingressantes,proporcionando um melhor aproveitamento dos mesmos no transcorrer de sua vida acadêmica.


Neste sentido, o Centro de Ciências Jurídicas-CCJ, vem implementando o Programa de Nivelamento Acadêmico, em estreita articulação com seu corpo docente, sob orientação e acompanhamento da Sra. Diretora do CCJ, Profª Drª Gina Vidal Marcílio Pompeu que não tem medido esforços na busca de repensar o curso de direito, demonstrando sensibilização com todas as dificuldades de aprendizagem apresentadas e criando laços de identidade com o ingressante que se sentirá partícipe do meio universitário ao enxergar a instituição envolvida com as deficiências que ele traz.



O Programa de Nivelamento Acadêmico vem sendo implementado pela Coordenação do Curso de Direito em articulação com o Programa Tutorial Acadêmico (PTA) e Assessoria Pedagógica, constituindo objetivo geral desenvolver, precipuamente, habilidades em leitura, interpretação, análise e produção de textos, através de um trabalho integrado interdisciplinar de maneira a contribuir com a mudança de postura dos acadêmicos, aprimorando a capacidade de aprendizagem.


O Programa de Nivelamento contempla, dentre outras, as seguintes ações:


I- Oficinas de Aprendizagem para alunos que necessitem de uma revisão/construção de conhecimentos prévios (Ensino Médio) para acompanharem adequadamente as atividades curriculares, enfocando, precipuamente as áreas de Leitura e Produção Textual, Linguagem Jurídica, A redação de artigos científicos, Conhecendo o novo acordo ortográfico, Ferramentas tecnológicas unifor “on line”;


II- Oficinas de Trabalho em Direito, a partir das quais se procura conjugar teoria à prática, fazendo os alunos uso do referencial teórico para resolver casos práticos, sendo estimulados a descobrir as várias soluções possíveis e a transformar as teses jurídicas em peças processuais adequadas à realidade forense. A Prática Profissional Avançada é realizada nas oficinas, Estágios Simulado e Real, além das Oficinas de Prática Jurídica.




III- Oficinas de Leitura buscam habilitar o discente a dominar textos complexos, desenvolver atividades de pesquisa e aprofundar-se nos estudos. As oficinas buscam cultivar a precisão e o rigor na leitura de textos clássicos de Filosofia e Direito, identificando os problemas centrais, reconstruindo a estrutura dos argumentos.


IV- Estudos Orientados são realizados sob a supervisão dos professores e o acompanhamento de monitores, os quais contribuem para que o discente aprimore suas capacidades de atenção e concentração, organize seu tempo de modo eficaz, adquira e desenvolva novos hábitos regulares de estudo e pesquisa.


V- Grupos de Estudo Dirigidos (GED) que oferecem a oportunidade aos alunos de participar de revisões de conteúdos das disciplinas propedêuticas e profissionalizantes, sob orientação de Professores e Monitores.


Acreditamos que o Programa passará a ser um dos principais instrumentos de pré-capacitação ao aprendizado universitário. Os alunos passarão a vincular ensinamentos ministrados no programa com as aplicações explanadas nas disciplinas de graduação, melhorando o aprendizado do conteúdo teórico dado em
sala de aula.
O aluno passará a acreditar mais em si e no seu potencial!


O diferencial de sucesso do Programa de Nivelamento no âmbito do CCJ será obtido não apenas com recursos tecnológicos, mas graças a fatores gerenciais, fruto de investimento em capital humano, estabelecidos por professores e funcionários coesos e comprometidos com essa experiência inovadora.


Prof. Carlos Eufrásio
Assessor Pedagógico do CCJ


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