sábado, 29 de outubro de 2011

CCJ promove mais uma Quinta Literária

O Programa Quinta Literária, promovido pela Assessoria Pedagógica e o Tutorial Acadêmico do Centro de Ciências Jurídicas, realizou no dia 27 de outubro uma análise da obra “Dom Quixote”, do escritor espanhol Miguel de Cervantes. 


Sob mediação da professora Doutora Gina Vidal Marcílio Pompeu, Diretora do CCJ, estiveram presentes como debatedores os professores Drs. Martônio Mont'Alverne, Paulo Albuquerque e Paulo Elpídio de Menezes Neto.


O programa tem por objetivo discutir Literatura e Direito, por meio de obras literárias brasileiras e estrangeiras. 

Sobre a obra Dom Quixote de La Mancha (Don Quijote de la Mancha, em castelhano) é um livro escrito pelo espanhol Miguel de Cervantes y Saavedra (1547-1616). O personagem principal da obra é Dom Quixote, um pequeno fidalgo castelhano, que perdeu a razão por muita leitura de romances de cavalaria e pretende imitar seus heróis preferidos.A obra narra as suas aventuras em companhia de Sancho Pança, seu fiel amigo e companheiro, que tem uma visão mais realista. 


Dom Quixote e Sancho Pança representam valores distintos, embora sejam participantes do mesmo mundo. É importante compreender a visão irônica que o romancista tem do mundo moderno, o fundo de alegria que está por detrás da visão melancólica e a busca do absoluto. Sancho Pança, o fiel escudeiro de Dom Quixote, é o representante do bom senso e é para o mundo real aquilo que Dom Quixote é para o mundo ideal. Por fim, ao regressar a seu povoado, Dom Quixote percebe que não é um herói, mas que não há heróis.



"A liberdade é um dos dons mais preciosos que o céu deu aos homens. Nada a iguala, nem os tesouros que a terra encerra no seu seio, nem os que o mar guarda nos seus abismos. Pela liberdade, tanto quanto pela honra, pode e deve aventurar-se a nossa vida."Miguel Cervantes




"Sonhar o sonho impossível, 
Sofrer a angústia implacável,
Pisar onde os bravos não ousam,Reparar o mal irreparável,
Amar um amor casto à distância,
Enfrentar o inimigo invencível,
Tentar quando as forças se esvaem,
Alcançar a estrela inatingível:
Essa é a minha busca."
Dom Quixote

"A liberdade, Sancho, não é um pedaço de pão."Dom Quixote