quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Mundo Unifor faz júri simulado com alunos (Via Diário do Nordeste)

Durante o evento, os estudantes passearam pelo campus e também visitaram o Espaço Cultural Unifor


Alunos do Ensino Médio do Colégio Dáulia Bringel, que participaram do Mundo Unifor e estão em preparação para o vestibular tiveram, durante a tarde de ontem, a oportunidade de vivenciar como é o trabalho de juízes, promotores e defensores públicos ao participar de um júri simulado, promovido pelo Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade de Fortaleza (Unifor).


O evento aconteceu no Teatro Celina Queiroz. No palco, dois alunos do curso de Direito representaram a acusação e a defesa, enquanto o professor era o juiz do julgamento. Os estudantes presentes foram os jurados. O objetivo era fazer com que os alunos vivenciem a experiência de universitário e consigam avaliar quais serão suas futuras escolhas.

Após o fim do júri simulado, diretores de Centro e coordenadores do curso realizaram uma apresentação falando sobre a estrutura da Universidade e também discutiram mais sobre as possibilidades que os alunos podem encontrar na advocacia.

A coordenadora do curso de Direito da Unifor, Dayse Braga Martins, destacou a importância de mostrar aos estudantes uma pequena parcela do mundo jurídico. "Tivemos a oportunidade de retratar como trabalham juízes, promotores e defensores públicos".

Para ela, esse é um momento difícil e único na vida desses jovens pois eles, em breve, deverão escolher qual deverá ser a sua futura profissão. Isso é algo que acompanhará eles pelo resto de suas vidas.

"O trabalho que escolhemos define todo o nosso futuro. Por isso é importante conhecê-lo antes de entrar na Universidade", explicou a coordenadora.

Carreira
O aluno do Colégio Dáulia Bringel, Gabriel Ramos, estava em dúvida sobre qual carreira gostaria de seguir. Mas, após participar do júri simulado, ele já tem certeza de que vai cursar Direito. "No evento, eu pude ver de perto como é a vida dos advogados e gostei bastante. Sem dúvida, é isso que eu quero fazer", ressaltou.

Ele também destacou a ótima estrutura do Mundo Unifor, que tem auxiliado bastante os jovens a decidir o seu futuro. "Conhecemos o campus e também as profissões", disse.

A estudante Tereza Glauciele Pinto Lima achou interessante a forma como a Unifor conseguiu juntar entretenimento e cultura. "Todos os dias acontecem palestras e shows. Com isso as pessoas podem aliar diversão com conhecimento. Por isso todos estão comentando bastante sobre tudo que acontece no Mundo Unifor".

Na tarde de ontem, os alunos também assistiram a um espetáculo teatral, fizeram caminhada pelo campus e visitaram o Espaço Cultural Unifor, onde está em cartaz a Unifor Plástica e a mostra Presságios.

CONHECIMENTO100 Estudantes do Colégio Dáulia Bringel passaram toda a tarde de ontem visitando o campus da Universidade de Fortaleza

CIÊNCIAS JURÍDICAS
Professor da Uerj ministra palestra
Luís Roberto Barroso falou sobre as mudanças no Direito Constitucional e debateu temas polêmicos no evento
Na noite de ontem, depois de um dia inteiro de atividades no campus da Universidade de Fortaleza (Unifor), foi a vez do convidado do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) proferir a segunda grande palestra do Mundo Unifor. O advogado e titular da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Luís Roberto Barroso, falou dos principais desafios para os estudantes da área jurídica, focando nas mudanças pelas quais o Direito Constitucional vem passando.

"A Constituição passou a ser o centro do sistema jurídico. Ela irradia os seus valores e suas regras por todo o ordenamento jurídico. O Direito Constitucional passou da desimportância para o apogeu. Ele deve ser janela e não espelho, uma forma de olhar para o mundo e não para si mesmo", afirmou.

Conhecido por debater temas polêmicos como união homoafetiva, descriminalização do aborto, células-tronco e suicídio assistido, Barroso diz que veio de uma geração educada para ter opinião sobre tudo e observar os fatos que acontecem na sociedade. "Não trafego pela vida com uma mochila cheia de certezas e verdades, mas tenho algum tipo de reflexão sobre tudo e gosto de debater ideias com estudantes e professores", ressaltou.

Além de defender a união homoafetiva, o jurista também é a favor do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, tendo em vista que a própria sociedade encara o casamento como algo bom. "A vida ficou mais complexa e mais rica. Sou a favor de uma sociedade menos preconceituosa. Por que as pessoas não podem viver suas próprias escolhas, se o casamento é uma instituição positiva?", indaga Barroso.

Participação popular
Conforme a diretora do CCJ, Gina Pompeu, a escolha do palestrante foi feita pelos próprios alunos do Direito, por meio das redes sociais. "O Luís Roberto Barroso é um dos maiores constitucionalistas vivos e atuantes do Brasil", declarou.

Hoje, às 19 horas, acontecerá a terceira palestra do evento. O educador físico Nuno Cobra representará o Centro de Ciências da Saúde (CCS) da instituição. O Mundo Unifor segue até a próxima sexta feira, dia 21.



Via Diário do Nordeste

Fotos: Chico Alencar e Carlos Eufrásio